CONSULTORIA E FORMAÇÃO

A automatização e modernização dos nossos métodos de trabalho, face à utilização da psicometria computorizada, tem permitido uma nova abordagem ao método dos testes e ao diagnóstico psicológico, com base nos modelos da performance individual e da simulação de estratégias, perspectivando-se o interface entre a aptidão operacional e o desempenho real, mormente, em actividades de risco e/ou que apelam a elevados requisitos psico-profissionais.
Beneficiando de um apetrechamento técnico diferenciado, a INFOTESTE tem desenvolvido, ao longo dos seus mais de 25 anos de existência, várias áreas de intervenção ao nível da prestação de serviços especializados em psicologia.
Tendo sido precursora na implementação de serviços em Psicologia do Tráfego, Aeronáutica, Organizacional/Industrial, Escolar e Profissional, Neuropsicologia, Reabilitação Cognitiva e Desenvolvimento de Competências, os seus profissionais garantem uma vasta experiência e conhecimento nas várias áreas em que laboram, sendo, ainda, de destacar o rigor envolvido nas avaliações desenvolvidas, bem como o cumprimento exaustivo das directrizes deontológicas.


      > CONSULTADORIA

A nossa área de consultadoria em psicologia desenvolve-se, em particular, no apoio técnico e científico aos nossos clientes, nas opções de escolha para criação e montagem de Laboratórios de Psicometria Informatizada, através, da versão portuguesa do Sistema de Testes de Viena.
Existem soluções modelares para aquisição e exploração do hardware-software dos nossos equipamentos computorizados: Sistema de Testes de Viena (VTS), CogniPlus (CPS) e Biofeedback (BFB). Assim, apoiamos os nossos clientes na configuração, implementação e, também,no acompanhamento pós-venda, dos meios e/ou instrumentos para diagnóstico-terapia em Psicologia.


  1. 1. Soluções pré-definidas - Test Sets
Sistema de Testes de Viena - RH
> Desenvolvido para selecção de pessoal e aconselhamento vocacional-profissional.
> Abrange profissões nas quais a segurança assume maior importância (p.ex. condutores, maquinistas, pilotos, polícias, trabalhadores mineiros e profissionais da indústria).
> Contém 28 testes.
> Inclui os seguintes Test Sets:
KEYHR Key Factor HR
SFCALL Success Factors Call Center
SAROAD Safety Assessment Road
SARAIL Safety Assessment Rail
SAAIR Safety Assessment Aviation

Sistema de Testes de Viena - NEURO
> Desenvolvido para avaliação clínica e neuropsicológica.
> Contém 34 testes.
> Inclui os seguintes Test Sets:
COGBAT Cognitive Basic Assessment
DRIVESC Fitness to Drive Screening

Sistema de Testes de Viena - TRÁFEGO
> Desenvolvido para avaliação da aptidão para a condução.
> Contém 21 testes.
> Inclui os seguintes Test Sets:
DRIVESTA Fitness to Drive Standard
DRIVEPLS Drive to Drive Plus
PERSROAD Driver Personality Factors Road

Sistema de Testes de Viena - DESPORTO
> Desenvolvido para investigação na área da Psicologia do Desporto, para acompanhamento de atletas de competição e identificação/ promoção de novos talentos.
> Contém 21 testes.
> Inclui os seguintes Test Sets:
SFMOTOR Success Factors Motorsport
SFTEAM Success Factors Teamsport
TAKIDS Talents Assessment Sport Kids
TATEENS Talent Assessment Sport Teens

 

  1. 2. Soluções personalizadas
A nossa experiência e o amplo conhecimento dos testes e das funcionalidades do VTS, permite-nos apoiar o desenvolvimento de metodologias de trabalho em diferentes áreas.
Áreas de Intervenção

Testes de Referência

Psicologia
Organizacional

Bateria de Testes de Funções Básicas da Inteligência; Teste de Performance Cognitiva; Bateria de Testes de Performance Motoras (Motricidade Fina); Teste Conceptual Técnico-Mecânico; Teste de Atitudes Laborais; Inventário Estrutural Big-Five
Psicologia
Educacional

Teste de Funções Básicas de Inteligência; Teste Estrutural de Interesses Gerais; Bateria de Testes de Interesses - Multimodal (Interesses explícitos e implícitos)

Psicologia
Clínica

Teste “Tower of London”; Teste de Detecção de Sinais (Neglect); Teste de Interferência de STROOP; Teste de Perseverança; Teste de Reconhecimento Visual Contínuo; Inventário Diferencial do Stresse; Questionário de Controlo da Ansiedade; Questionário de Avaliação de Risco de Suicídio; Perfil de Estados de Humor r

Psicologia
Aeronáutica

Teste Espacial para Pilotos; Teste de Coordenação Sensório-Motora (Tridimensional); Teste de Reacções Complexas e Múltiplas (“Stress” Reactivo)

Disponibilizamos também ferramentas, tais como programas de cálculo de escalonamento (apenas para as áreas de Recrutamento e Selecção), bem como apoio na criação de relatórios personalizados.

 

  1. 3. Soluções decorrentes de legislação
O Sistema de Testes de Viena disponibiliza baterias de testes específicas para a avaliação de condutores e para a avaliação de seguranças, que integram provas que permitem avaliar as áreas perceptivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial definidas pela legislação em vigor.
     > Decreto-lei n.º 138/2012, de 5 de Julho   Decreto-lei n.º 138/2012, de 5 de Julho
    Aprova o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir
    > Lei n.º 34/2013, de 16 de Maio  Lei n.º 34/2013, de 16 de Maio
    Estabelece o regime do exercício da atividade de segurança privada




No apoio e acompanhamento pós-venda destacamos os serviços de:

1. Instalação e Formação inicial
Os técnicos da Infoteste deslocam-se às instalações dos clientes para proceder à instalação e configuração dos equipamentos. Também a formação inicial é fundamental para um trabalho optimizado com os nossos sistemas.
Estes serviços, sendo por nós considerados como essenciais, são prestados sem qualquer custo adicional para o cliente.

2. Desenvolvimento de normas
O VTS disponibiliza, para todos os testes, normas adaptadas à população portuguesa. Adicionalmente, o nosso departamento de Psicologia apoia o desenvolvimento de normas específicas para os utilizadores do VTS.

3. Assistência técnica
O departamento de assistência técnica está sempre disponível para apoiar na resolução de eventuais problemas, através de:
   - Atendimento telefónico personalizado
   - Ligação remota através de TeamViewer
   - Deslocação às instalações do cliente




      > FORMAÇÃO

A Infoteste disponibiliza acções de formação básica e avançada, bem como programas de formação específicos.
A formação básica, que tem por objectivo promover a aquisição dos conhecimentos necessários para operar com os diferentes Sistemas (VTS, CPS, BFBx-pert) contempla, entre outras, as seguintes temáticas:
  • Iniciação ao Sistema de Testes de Viena (VTS); ou CogniPlus (CPS); ou Biofeedback (BFBx-pert)
  • Conhecimentos genéricos ao nível das diversas funcionalidades
  • Prática de utilização dos testes/programas de treino



A formação avançada, para além de ter em conta as necessidades e áreas de intervenção específicas dos utilizadores, incide fundamentalmente nas seguintes temáticas:
  • Enquadramento teórico dos instrumentos de diagnóstico-terapia informatizados, em Psicologia
  • Metodologias de avaliação psicológica e de intervenção em reabilitação cognitiva e auto-regulação psicofisiológica
  • Interpretação e análise de resultados
  • Estudo de casos



A Infoteste promove e disponibiliza, ainda, programas de formação específica, essencialmente, com suporte em meios de diagnóstico e terapia informatizados, como sejam os cursos de:
  • Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
  • Aprendizagem, Treino e Reabilitação Cognitiva
  • Desenvolvimento e Perseveração de Competência
  • Técnicas de Biofeedback
  • Psicologia do Tráfego - Avaliação de Condutores
  • Introdução às Técnicas Projectivas - Zulliger

.