7 Razões para escolher o CPS

1| Desenvolvido por cientistas conceituados
2| Abordagem de intervenção orientada para a especificidade da disfunção
3| Enquadramento no âmbito das mais relevantes teorias científicas
4| Design realista e motivador
5| Adaptação automática à capacidade de desempenho dos pacientes
6| Treino de funções cognitivas em diferentes áreas de intervenção
7| Recomendado por instituições de renome





1| Desenvolvido por cientistas conceituados
Vários cientistas conceituados do Departamento de Neuropsicologia Clínica da Faculdade de Medicina de Aachen (Alemanha), como o Prof. Walter Sturm, o Prof. Joachim Funke e o Prof. Matthias Weisbrod trabalharam em parceria com técnicos especializados da firma Schuhfried GmbH no desenvolvimento do CogniPlus. A realização de investigações exaustivas e o know-how destes experts torna o CogniPlus num dos programas de treino cognitivo mais avançado do mercado.
Origens: Em 1993, o Prof. Sturm e os seus colaboradores desenvolveram o programa AIXTENT para o tratamento de défices de atenção. Estudos de eficácia revelaram que para o treino ser eficaz, este deverá ser orientado para o défice específico. Partindo desta evidência, a firma Schuhfried GmbH trabalhou com o Prof. Sturm no desenvolvimento de uma nova versão do AIXTENT (AIXTENT II), que mais tarde ficou conhecida como CogniPlus.

2| Abordagem de intervenção orientada para a especificidade da disfunção
Cada programa de treino do CogniPlus foi concebido para um défice específico, uma vez que estudos científicos demonstraram que o uso de programas de treino demasiado complexos pode inclusivamente deteriorar o desempenho. O CogniPlus apenas disponibiliza programas de treino para as funções cognitivas que apresentem evidência empírica de que são passíveis de serem treinadas.

3| Enquadramento no âmbito das mais relevantes teorias científicas
Os programas de treino do CogniPlus são sempre desenvolvidos com base na literatura científica mais relevante e actual. Esta orientação em modelos com forte fundamentação teórica constitui uma prioridade no desenvolvimento dos programas de treino. Acresce ainda o facto de todos os colaboradores serem reconhecidos pelos seus abrangentes conhecimentos teóricos bem como pela sua vasta experiência em contexto clínico.

4| Design realista e motivador
Os pacientes pretendem sempre transpor as capacidades, competências e estratégias adquiridas durante o treino das funções cognitivas para as suas actividades do dia-a-dia. Por este motivo, nos exercícios de treino do CogniPlus são, sempre que possível, representadas situações do quotidiano. Tal aspecto foi conseguido através da estreita colaboração com programadores de jogos de computador, que produziram impressionantes cenários a três dimensões. É precisamente esta aparência apelativa, moderna e motivadora que torna o CogniPlus tão popular entre os seus utilizadores.

5| Adaptação automática à capacidade de desempenho dos pacientes
O CogniPlus incorpora um sistema interactivo inteligente que permite um ajustamento perfeito entre as exigências do treino e as capacidades de desempenho dos pacientes. O programa identifica, de forma fiável, o nível de desempenho do paciente e adapta-se automaticamente ao mesmo. Assim, são evitadas as sub e sobre-exigências, assegurando-se uma das condições essenciais para o sucesso do treino – a motivação dos utilizadores.

6| Treino de funções cognitivas em diferentes áreas de intervenção
Os programas de treino do CogniPlus podem ser utilizados em diversas áreas de intervenção. Além da utilização mais convencional, como por exemplo, na área da reabilitação cognitiva de pacientes com lesões cerebrais, o CogniPlus oferece novas oportunidades de utilização. Assim, o programa pode ser utilizado no desenvolvimento de competências de condutores condenados por infracções, para estimular a atenção em crianças com défice de atenção e hiperactividade ou para estimular a activação cerebral em pacientes com demência.

7| Recomendado por instituições de renome
Os programas de treino Aixtent, que estão na base do desenvolvimento dos programas de treino da atenção do CogniPlus, surgem com a designação de “Recommendation Strength A” nas directrizes da Sociedade Alemã de Neuropsicologia (Gesellschaft für Neuropsychologie – GNP, 2009) e da Sociedade Alemã de Neurologia (Deutsche Gesellschaft für Neurologie – DGN, 2008).